FORUM DE EVENTOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MESTRE DE CERIMÔNIAS. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

3 participantes

Ir para baixo

MESTRE DE CERIMÔNIAS. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS Empty MESTRE DE CERIMÔNIAS. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

Mensagem  Admin Ter Out 13, 2009 11:47 pm

*
**** IMPRESCINDÍVEL: REUNIÃO DE TRABALHO ANTES DO EVENTO.

01) O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS PRECISA SER PESSOA BEM INFORMADA. CONHECER NOMES COMPLETOS, CARGOS QUE OCUPAM E IMAGENS DE AUTORIDADES ESPECIALMENTE RELACIONADAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS E QUE PODEM ESTAR PRESENTES AO EVENTO QUE IRÁ CONDUZIR. PESQUISE, INFORME-SE, ESTEJA POR DENTRO DE TODO O EVENTO, OBJETIVO, IDEALIZADORES, ORGANIZADORES E O QUE ESPERAM DE VOCÊ E DE SUA CONDUÇÃO E QUEM ESTARÁ PRESENTE.

02) NÃO DEIXE QUE NADA O DESCONCENTRE OU AFETE A SUA CONDUÇÃO. CONCENTRE-SE E MANTENHA-SE CONCENTRADO NO ALVO PRINCIPAL, A CONDUÇÃO DO EVENTO. SIGA ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE AS DIRETRIZES DO COORDENADOR DO EVENTO.

03) SEJA GENTIL, EDUCADO E CORTÊS COM TODOS.

04) PERGUNTE AO COORDENADOR DO EVENTO O QUE ELE ESPERA DE VOCÊ. QUAL O TOM DO EVENTO. QUAL O PÚBLICO ALVO. PERGUNTE A ELE SE ELE ESPERA QUE VOCÊ SEJA O APRESENTADOR DO EVENTO OU SEJA O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS DO EVENTO.

Mestre-de-cerimônias do Evento

Segue estritamente o protocolo e o roteiro proposto pelo organizador do evento.
Sua condução é linear, sua voz e seqüência de condução são no mesmo tom de voz.
É ritualista e não sai do script. É pessoa presente, mas neutra, não participa do evento e de suas emoções. É uma voz, que simplesmente dá seqüência aos acontecimentos.
Boa voz e boa leitura.

Apresentador do Evento

Coloca um toque pessoal na condução. Acrescenta alguns “cacos” no roteiro.
É mais informal na sua condução. Tem contato visual e gestual com a platéia.
Respeitando todas as convenções, o apresentador do evento faz parte do evento, ele está comprometido e está identificado com o evento e com os idealizadores.
Bom gosto, bom senso, perspicácia e inteligência.


05) O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS DEVE TRANSMITIR SEGURANÇA, TRANQUILIDADE AOS PARTICIPANTES DA MESA INICIAL E DO EVENTO.

06) CONHEÇA, ESTUDE, PRONOMES E PRECEDÊNCIA E AS LEIS QUE REGEM OS CERIMONIAIS. ANDE COM AS LEIS E O MANUAL. ESTAS LEIS SÃO ANTIGAS, DE UMA ÉPOCA DE DITADURA MILITAR NO PAÍS, PORTANTO, SEJA INTELIGENTE E TENHA BOM SENSO PARA UTILIZÁ-LAS.

7) EM EVENTOS PRIVADOS O IDEALIZADOR DO EVENTO É QUE DETERMINA GRANDE PARTE DOS PROCEDIMENTOS.

08) NÃO CONDUZA EVENTOS EM QUE VOCE NÃO ACREDITA OU QUE ESTEJA EM LADO OPOSTO AO SEU IDEAL. ( EU NÃO CONDUZO EVENTOS DE EMPRESAS DE TABACO, FUMAGEIRAS E SEMELHANTES, E EMPRESAS BÉLICAS E DE ARMAS. E NÃO FAÇO CITAÇÕES DAS MESMAS EM EVENTOS)

09)) PRESENTE NO LOCAL DO EVENTO PELO MENOS 1 HORA ANTES.

10) ROUPAS DISCRETAS, CAMISA CLARA (BRANCA), TERNO PRETO, TERNO AZUL MARINHO OU CINZA CHUMBO.

11) SAPATO DE CADARÇO NA COR PRETA OU VARIAÇÕES DO MARROM COM SOLADO EM COURO.

12) MANTER TODA A VESTIMENTA DO INÍCIO AO FINAL DO EVENTO. (TERNO, GRAVATA BEM POSTADA, CABELO ALINHADO, ET CETERA)

13) O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS NÃO ARRUMA MICROFONE OU CUIDA DO SOM. PARA ISTO EXISTE PROFISSIONAIS DE AUDIO E VÍDEO CONTRATADOS PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO. (A NÃO SER QUE SEJA UM EVENTO MAMBEMBE E SEM VERBA) VOCÊ CIENTE DISTO PREVIAMENTE, PODERÁ ENTÃO AJUDAR NESTA AREA DE AUDIO E VIDEO.

14) MESTRE-DE-CERIMÔNIAS NÃO TESTA MICROFONES. NÃO É UMA QUESTÃO DE ARROGÂNCIA, MAS COMO ELE É A VOZ OFICIAL DO EVENTO, DESPRESTIGIA E BAIXA O NÍVEL DO EVENTO FICAR TESTANDO MICROFONES, DIZENDO ALO..OI...ALO...MUITO MENOS FAZER PARTE DA LEITURA DO ROTEIRO NO MICROFONE PARA TESTÁ-LO ANTES DO INÍCIO DO EVENTO. PARA ISTO EXISTE OS PROFISSIONAIS DE AUDIO E VÍDEO.(A NÃO SER QUE SEJA UM EVENTO MAMBEMBE E SEM VERBA)

15) DAR PERSONALIDADE AO EVENTO E NÃO CHAMAR A ATENÇÃO.

16) TER INTIMIDADE COM O TEXTO. DESCUBRA E PESQUISE A PRONÚNCIA PERFEITA DOS NOMES E SOBRENOMES DAS AUTORIDADES PRESENTES E CITADAS, ATÉ MESMO PERGUNTANTO ANTES DO INÍCIO DO EVENTO AO PRÓPRIO.

17) QUANDO OUVIR OU RECEBER REDIGIDAS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS, DAR SEQUÊNCIA NATURALMENTE AO ROTEIRO DE ACONTECIMENTOS COM AS ALTERAÇÕES.

18 ) AO CHEGAR DETERMINADA AUTORIDADE AO LOCAL, CITAR (SEGUIR DIRETRIZES DO CERIMONIALISTA).

19) TODOS DEVEM SER TRATADOS COM AS EXPRESSÕES “SENHOR” OU “SENHORA”

20) EVENTOS PODEM IR DE UMA CONDUÇÃO FORMAL A INFORMAL. EXEMPLOS. EVENTO DE INAUGURAÇÃO DE UMA EMPRESA E EVENTO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA (POSSE DO NOVO PRESIDENTE)

21) NÃO UTILIZAR AS EXPRESSÕES “MIMO” (PRESENTE) OU “ENTOAR” (CANTAR OU OUVIR) O HINO.

22) CONVIDAR PARA CANTAR = HINO EXECUTADO EM CD COM VOZ.
CONVIDAR PARA OUVIR O HINO= CANTADO AO VIVO OU COM CD SÓ COM A MÚSICA.
NÃO CONVIDAR PARA FICAR EM PÉ OU DE PÉ. APENAS CONVIDAR PARA CANTAR OU OUVIR O HINO OU PARA A EXECUÇÃO DO HINO.

23) NÃO SOLICITAR DESLIGAMENTO DE APARELHOS CELULARES.

24) DEPOIS QUE A AUTORIDADE MÁXIMA FALA NINGUEM MAIS FALA. O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS REALIZA A CONCLUSÃO.

25) O MESTRE-DE-CERIMÔNIAS NÃO AGRADECE AO FINAL DOS PRONUNCIAMENTOS DOS COMPONENTES DA MESA, MAS PODE AGRADECER AO FINAL DAS PALESTRAS, DISCURSOS, CONFERENCIAS, MESA REDONDA E DEMAIS PARTICIPAÇÕES.

26) FALAR "DESENLACE DA FITA INAUGURAL" (SEGUNDO CRENÇA, NÃO SE FALA “CORTAR A FITA INAUGURAL”)

27) NÃO COLOQUE A PALAVRA A DISPOSIÇÃO. (ISTO NÃO EXISTE).

28) SE COMEÇAR BEM TERMINARÁ BEM. CASO AJA UM TROPEÇO NO INÍCIO IRÁ TROPEÇAR ATÉ O FINAL (CONCENTRAÇÃO).

29) O bom Mestre de Cerimônias não deve atrair a atenção para si, mas conduzi-la aos protagonistas da solenidade. Suas intervenções facilitam o encaminhamento de cada um dos momentos que compõem a ocasião.

30) A discrição começa pelo traje. É salutar que o Mestre de Cerimônias não use cores chamativas ou utilize atávios espalhafatosos, que distraíam a atenção dos presentes. O que deve distingui-lo é o Medalhão de Mestre de Cerimônias, não a vestimenta.

31) Brevidade, elegância, educação. Cuidado com as piadas e as frases de efeito, o que não significa uma postura exageradamente austera. Afinal, o Mestre de Cerimônias precisa comunicar alegria, entusiasmo e simpatia.

32) Cuidado também com o tom de voz e o conteúdo da fala, o Mestre de Cerimônias não está no Evento para discursar.

33) De preferência, os cartões de protocolo devem ser preenchidos com a pronúncia dos nomes e não com a grafia, para se evitar a leitura equivocada de nomes e sobrenomes, o que é sempre desagradável.

34) O Mestre de Cerimônias não "passa a palavra". "Passar a palavra" é atribuição exclusiva do Presidente da solenidade e significa, em geral, uma quebra de protocolo. O Mestre de Cerimônias "anuncia" a palavra, "convida" para usar a palavra, "chama" ao parlatório, etc.

35) Não é correto o uso do verbo "registrar" para salientar presenças de destaque. Registros são feitos por tabeliões, não por Mestres de Cerimônia. Melhor usar "agradecemos a presença", "destacamos a presença", "prestigiam este evento" etc.

36) O Presidente da Mesa não faz "uso da palavra", e sim seu "pronunciamento", que deve ser anunciado pelo Mestre de Cerimônias.

37) Adecue a forma de condução do evento a sua platéia e público alvo.

38) Enfim, a medida do sucesso do Mestre de Cerimônias é sua capacidade de auxiliar a solenidade, sem ofuscá-la com seu brilho pessoal. Quanto menos ele aparece, mais importante ele se torna.

NÃO ESPERE ELOGIOS OU CUMPRIMENTOS CALOROSOS DAS AUTORIDADES E DOS PARTICIPANTES DO EVENTO. EXECUTE O TRABALHO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PARA OBTER E MANTER A CONFIANÇA DE QUEM O CONTRATOU.


O QUE ACABA COM UM EVENTO

* SOM DE MÁ QUALIDADE
* MESTRE-DE-CERIMÔNIAS INCOMPETENTE


Última edição por Admin em Dom Out 25, 2009 8:11 pm, editado 28 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/10/2009
Idade : 52
Localização : Porto Alegre City

http://www.marinhocomunicador.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

MESTRE DE CERIMÔNIAS. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS Empty PARABÉNS MARINHO ! SENSACIONAL !

Mensagem  ADVMEventos Qua Out 14, 2009 9:07 am

Parabéns pelas dicas e Informações sobre condução de Eventos.
Quem quizer ser bem sucedido nesta atividade terá que seguir as tuas orientações.
Parabéns Mestre!

ADVMEventos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MESTRE DE CERIMÔNIAS. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS Empty GRANDE MARINHO !

Mensagem  SPORT TECH EVENTOS Sáb Out 17, 2009 5:20 pm

Excelentes dicas. Muito legal teu "Blog" Site.
Ontem na Unisinos foi incrível. Muito legal a condução da formatura. Os formandos
gostaram muito.

até mais...em breve nos encontraremos no evento da Codec.

SPORT TECH EVENTOS

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

MESTRE DE CERIMÔNIAS. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS Empty Re: MESTRE DE CERIMÔNIAS. INFORMAÇÕES ESSENCIAIS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos